De quem é a culpa?

O Brasil está fora da copa de 2010 e a pergunta que não quer calar é: de quem é a culpa?

Escrevo este post porque sou brasileiro, cresci assistindo e jogando futebol, portanto acho que pelo menos tenho um pouco de conhecimento do assunto para poder emitir uma opinião a respeito.

Escrevi em 18 de maio deste ano o post Dunga: Coerente ou Míope? e nele eu já falava um pouco sobre o que vou falar neste post.

É fato que, quando vi a debilidade dos outros países, cheguei a acreditar que o Brasil pudesse ser o campeão desta copa, mas esta esperança foi só até o fim do primeiro tempo do jogo de hoje contra a Holanda, aliás, um dos melhores 45 minutos de jogo da nossa seleção nesta copa. No entanto, no segundo tempo, acho que vimos os piores 45 minutos que a nossa seleção já jogou.

O primeiro gol da Holanda foi uma falha enorme do nosso grande goleiro Júlio Cesar, que se atrapalhou todo, juntamente com o Felipe Melo, num lance bobo e depois deste gol, a seleção prosseguiu apática, sem criatividade, abatida e não conseguiu reagir.

A meu ver, perdemos para nós mesmos, pois parece que, qualquer time que estivesse ali no lugar da Holanda, ganharia do Brasil.

Faltou criatividade, estratégia, tática e técnica, algo que o Brasil tem de sobra, mas infelizmente não levou para a copa.

Mas o objetivo deste post é cruel mesmo, é fazer uma análise e compreender onde erramos.

Mas antes de falar dos culpados ou sobre o que temos que melhorar, quero deixar meus parabéns ao Kaká, que, mesmo machucado, buscou sua superação e deu o melhor de si em campo, ao Robinho que novamente buscou o seu melhor e tentou nos alegrar com seu futebol alegre e bonito, ao nosso guerreiro capitão Lúcio, ao talentoso Maicon. Ao primoroso Juan e por que não, também ao nosso goleiro Júlio Cesar que, se não fosse por ele, já teríamos ficado fora num jogo antes, contra Portugal.

Mas dando início a minha análise, sem dúvida jogar contra a Holanda sem o Elano, que se machucou no jogo contra a Costa do Marfim, foi muito ruim, sem dúvida. O Elano era uma peça fundamental no meio do campo e não tinha substituto a altura.

O Júlio Cesar falhou no primeiro gol, é fato, mas o gol contra foi do Felipe Melo, o mesmo que fez uma falta feia, desleal e totalmente desnecessária contra o jogador da Holanda, que resultou na sua expulsão e contribuiu significativamente para desastibilizar ainda mais o Brasil, pois se  não seria fácil virar um jogo de copa contra a Holanda, fazer isso com apenas dez em campo sem dúvida seria muito mais difícil. Portanto, ao meu ver, já temos aqui um grande culpado: Felipe Melo.

Mas, para mim, o maior culpado é o Dunga, sem dúvida. Mesmo tendo muitos valores e muitas qualidades, ele não poderia se fechar como ele se fechou para tudo e para todos. Ele não ouve ninguém! Por mais que uma pessoa tenha qualidades, ela não é suprema, soberana, ela continua sendo humana e falha, por isso, teria sido muito importante o Dunga abrir um pouco mais seus ouvidos e ouvir (escutar) o que tantos disseram.

Como já disse no meu post anterior, o Ganso o Neymar e o Ronaldinho Gaúcho poderiam sim, ter feito a diferença. Já imaginou se o Dunga tivesse ao menos a opção de colocar o Ganso no meio do campo e o Neymar e o Ronaldinho no ataque?

Ok, Mesmo que eles começassem no banco, mas já pensou o que seria poder substituir um Luiz Fabiano pelo Ronaldinho Gaúcho, ou mesmo pelo Neymar?

O mesmo eu digo do Ganso, poderia também deixá-lo no banco, mas se em algum momento precisasse tirar o Kaká, ou mesmo em substituição ao Elano entraria quem? Paulo Henrique Ganso!

Ou seja, haveria opções, outras estratégias, outras formas de jogar, algo que faltou, pois fomos muito prejudicados com a falta de performance do Kaká, com a contusão do Elano e com vários outros jogadores que não jogaram bem, o que é normal em futebol.

E não vou nem entrar no mérito do clima de quartel general que o Dunga cria, isolando os jogadores do mundo, deixando-os totalmente alienados e desconectados. Parece até que estão na China Comunista.

Mas meus pontos principais aqui são dois:

1) Se o Dunga queria jogadores com bom comportamento e espírito de equipe, cadê a coerência dele? Por que deixou o Felipe Melo jogar, quando ele demonstrou sucessivamente total descontrole emocional, chegando até a ser expulso no amistoso antes da copa, quando o Brasil estava ganhando, e mais, continuou dando a todos sucessivas demonstrações de descontrole emocional, até mesmo neste último jogo?!

2) Por fim, se não tivéssemos deixado para trás nenhum craque, então até entendo que Dunga teria de montar o time com o que tinha. Mas ele deixou para trás craques inquestionáveis como Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho, sendo obrigado a jogar com um time desfalcado, sem substitutos à altura, por pura teimosia. Para mim, sem sombra de dúvida, a culpa é toda do Dunga!

O mérito de levantar o moral da seleção brasileira depois do fiásco da copa passada é do Dunga. O mérito de termos ganho a copa América e a Copa das confederações e dele também. O mérito de termos nos classificado em primeiro lugar para esta copa, é dele também. Parabéns por estes feitos Dunga, mas agora, é hora de olhar de frente este ENORME FRACASSO.

Talvez todas estas vitórias deixaram o Dunga fechado para ouvir coisas importantes e confiante de mais para perceber que a derrota SEMPRE estará rondando, SEMPRE!

Bem, eu sei que agora a “Inês é morta” e que “não adianta chorar o leite derramado”, mas como bem disse o Casa Grande, futebol para o brasileiro é prazer, e a copa é, sim, um evento muito importante. Note a mobilização nacional e mundial que uma copa causa!

Vivemos sem futebol? Sim, lógico que vivemos! Mas o que seria da vida se não fossem as emoções? E que outro evento nos dá tantas emoções se não uma copa do mundo? Então, não devemos menosprezar isto, né?

Tomara que os dirigentes do nosso futebol saibam enxergar com clareza os erros desta copa de 2010 para não os repetirmos daqui a quatro anos, porque perder uma copa aqui no Brasil em 2014, novamente, será realmente MUITO TRISTE!

E você, o que acha?

Qual a sua opinião?

Deixe seu comentário…

4 pensou em “De quem é a culpa?

  1. Marcos Lopes

    É amigo… concordo com exatamente tudo que disse. Aliás, falava isso desde a convocação.
    Se um dia o Brasil tivesse perdendo jogo para um time como Inglaterra, Alemanha ou Argentina… um desses times que priorizam a defesa, e o Kaká e/ou Elano não estivessem bem ou até mesmo machucado, quem entraria para mudar o jogo?
    Minha resposta, infelizmente, foi a mais verdadeira.
    -Ninguém!
    Dunga, diante do futebol que vem se modernizando a cada ano, não passou de um comandante de estilo Nazista, que contraria por prazer, gosta de ver o sofrimento e angústia dos outros e mata (futebol) sem a menor compaixão ao valor que isso possa ter a outras pessoas.
    Ficamos, todos, chateados com essa eliminação, mas que sirva de lição para que na copa de 2014 não venham a cometer os mesmo erros dessa copa.
    Abraços

  2. Marcos

    Nosso técnico escolheu um caminho que teve como base a “integridade do líder”, ou seja, dizem os manuais de liderança que o líder “cuida dos seus liderados e não pisa na bola com eles” (tradução livríssima).
    E o Dunga, para não perder o PODER sobre o time, deve ter avisado a todos que “os que fecharem comigo, eu fecharei com eles” deixando muito pouco espaço pra inventividade, irreverência, rebeldia e outras “inconformidades” características do imprevisível futebol brasileiro e que são típicas DOS GÊNIOS…
    Isso acabou virando uma armadilha contra ele mesmo… Ficou sem ter como “pisar na bola” neste sentido e teve que fechar os olhos para o R Gaúcho que foi muito mal nos torneios que a seleção ganhou antes da copa, mas que já tinha se recuperado visando a Copa ultimamente…
    Teve que fechar os olhos para o Ganso e o Neymar, que embora garotos e ainda não experimentados o suficiente, estavam VOANDO.
    Acho que todos os atletas têm momentos e deve ir pra copa que está no seu melhor momento.
    Não me lembro da imprensa falando do momento espetacular do KLEBERSON, do JULIO BATISTA, do FELIPE MELO, … e vários outros.
    Quem explica o lateral esquerdo? Roda presa total… E me perdoem aqueles que não concordam, mas não sentiram saudades do Roberto Carlos QUE ESTÁ VOANDO BAIXO, CHUTANDO COMO SEMPRE, LANÇANDO, E CHEIO DE EXPERIÊNCIA? Mas ele não fazia parte DO GRUPO…
    Outros, tão regulares como um relógio, tinham mesmo que estar lá… Juan, J Cesar, Lúcio (O MONSTRO), Kaká (totalmente fora de forma)… Robinho, estranhamente preso…

    Finalmente, faltou e ainda falta orientação, profissionalismo, disciplina, disciplina, disciplina, disciplina, visão de futuro, planos escritos e cumpridos e um pouquinho de sorte…

    Abraços…

  3. Marcos Machado

    Excelente…

    Você olha a coisa com clareza e justiça. Enxerga as qualidades do Dunga, mas aponta seus defeitos que atrapalharam e muito. Apenas acho que se vc tivesse escrito 24 hs depois teria aliviado um pouco a culpa do Dunga. Acho que o Dunga, conseguiu, por exemplo, devolver um certo amor à camisa da seleção, que você viu nestes atletas que você citou. É que você Marcelo, é um lider muito diferente do Dunga e deve ficar “puto” quando vê um outro líder que não enxerga coisas óbvias para você. Só que como os resultados pré-copa seguraram o Dunga, a teimosia dele passou da conta… O ideal seria ele ter saido um ano antes da Copa: devolveu o amor à camisa, obrigado, missão cumprida, rs.

    Mas no futebol, na empresa nunca há só um culpado. Aquela estória de que o grupo perde ou ganha é verdade.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − três =