FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

Sempre ouvi falar sobre fundamentalismo religioso e entendia o que queria dizer, mesmo sem nunca ter lido nenhuma definição oficial a respeito. Basicamente, acho que todo mundo pensa que uma religião fundamentalista é uma religião em que se prega o fanatismo. Mas o que é fanatismo? O que é fanatismo para uns pode não ser para outros.

Fui então buscar na web (Wikipédia e similares) o que existia sobre o tema e confesso que não gostei muito do que li. Novamente se fala mais do mesmo, ou seja, de novo se fala sobre o tal fanatismo. Textos nitidamente escritos por quem nunca viveu esta situação e apenas analisou o assunto de modo genérico com os olhos de quem sempre esteve do lado de fora, simplesmente carimbando como fanáticos aqueles que professam uma crença.

No entanto, estes não se enxergam como fundamentalistas. Eles até acham que os outros, das outras religiões fundamentalistas, são fundamentalistas, mas eles não e que isso não se aplica a eles, afinal, estão com a verdade, servem ao criador, fazem a vontade de Deus. Até enxergam como algo ignorante e totalmente ilógico o que os outros, das outras religiões fundamentalistas, fazem, mas o que eles mesmos fazem não é ignorante e não é nada sem noção, pois se estão apenas fazendo a vontade de Deus, estão apenas fortificando sua relação com ele e se alinhando à sua vontade, e isso não é fundamentalismo, isso é obediência.

Como então conseguir explicar o que é fundamentalismo religioso para todo o mundo, de modo genérico, sem usar o termo “fanatismo”? Como explicar o que é fundamentalismo religioso para quem esta lá dentro, numa destas religiões fundamentalistas, de modo que essa pessoa consiga enxergar? (Tomara!)

Muitos sabem que fui religioso durante muitos anos. Nasci numa religião fundamentalista e vivi sob as regras desta religião boa parte da minha vida, desde meu nascimento até meus 33 ½ anos de vida (um número meio cabalístico, eu sei… rs) e como vivi este período de forma bastante verdadeira e intensa, sei bem do que estou falando e enxergo bem todos os problemas envolvidos, tudo o que há por trás disso e como é difícil para quem está lá dentro enxergar, perceber e analisar as coisas de outro modo.

Ainda tenho muitos familiares fundamentalistas, meus próprios pais são dessa religião em que fui criado e toda a minha família hoje está fragmentada, despedaçada, destruída, por conta desta forma ignorante e cega de analisar as coisas.

Como isso ainda me afeta diretamente, resolvi escrever este texto e dar minha opinião sobre o que enxergo ser a verdade sobre o fundamentalismo religioso, um texto que compreendo ser mais completo e explicativo do que aquilo que se encontra escrito por aí, mas que também tem a intenção de alcançar a compreensão de todos, mesmo daqueles que estão ainda lá dentro, presos por esta estrutura mental tão forte e eficaz que escraviza o ser humano como nenhuma outra é capaz.

De antemão, peço desculpas para aqueles que porventura fizerem parte de alguma religião fundamentalista, pois não vou aliviar nas palavras e na forma de expor os danos que este tipo de estrutura mental causa, e serei muito franco e sincero dizendo tudo o que penso sobre o assunto.

Receita para construir uma estrutura de religião fundamentalista:

Ingredientes:

1)    Crie um Deus poderoso e amoroso (pode ser uma pessoa única, Alá, Buda, ou Jesus, ou pode ser uma dupla, tal como Jeová e Jesus, mas podem ser também três deles, Pai, Filho e Espírito Santo). Não importa quantos sejam, mas é importante que esse Deus seja muito PODEROSO e AMOROSO. Seria bom também  que ele fosse ciumento e vingativo, assim ao mesmo tempo que despertará fortemente o desejo das pessoas serem amigas dele, desejarão também nunca o desagradar. Feito isso, o protagonista da trama terá sido construída com sucesso!

2)    Se utilize de um livro para ser o manual de leis e condutas. Importante que seja um livro bastante complexo e de preferencia muito antigo também. Complexo de modo que nada que esteja escrito nele esteja definido e claro, desta forma você poderá tirar várias conclusões dele, de acordo com seus interesses. E também é importante que este livro seja muito antigo, pois isso dará mais credibilidade a ele, ao mesmo tempo em que deixará sem a menor possibilidade de confirmação qualquer traço de sua autoria. Com linguajar rebuscado e complexo e sendo também muito antigo, ficará fácil dizer que ele foi escrito pelo próprio Deus (este aí descrito acima no parágrafo anterior). Tendo feito isso você já terá construído com sucesso o manual que servirá de base para manobrar sua massa de fiéis.

3)    Agora você terá que extrair desse livro uma esperança para seus fiéis. Procure algo que atenda as necessidades humanas básicas, algo que seja genérico e que todo mundo deseja. Mostre claramente no livro como este Deus se preocupa com seus fiéis, como ele é preocupado e amoroso. Crie ou utilize vários personagens e historinhas para dar suporte ao contexto. Pregue uma moral elevada, isso sempre dá muita credibilidade a qualquer coisa. Mas deixe claro também a importância DE OBEDECER SEM QUESTIONAR para ganhar este prêmio maravilhoso.
Você poderá dizer, por exemplo , que a esperança é VIVER NO CÉU, mas poderá dizer também que a esperança é VIVER NA TERRA mesmo, não nesta Terra, MAS NUM PARAÍSO e melhor ainda, PARA SEMPRE! Mas poderá dizer que DEUS QUER QUE SEJA CRIADO UMA RAÇÃO PURA! Ou poderá dizer também que vai ter DEZENAS DE VIRGENS ESPERANDO VOCÊ após a sua morte. Ou então diga apenas que você vai ser muito abençoado aqui mesmo na Terra, que VAI GANHAR MUITO DINHEIRO E TER MUITA PROSPERIDADE! Não importa o prêmio, o importante é que haja um baita prêmio, bastante interessante e atraente, de modo que muitos o desejarão e farão tudo por ele! Feito isso, desejo foi instalado com sucesso!

4)    É importante também deixar claro que também existe um ser que não deseja que isso aconteça, que quer mais é que você “se foda” e vai trabalhar muito para que isso aconteça. A função deste ser é só te prejudicar, sempre! E que este ser vive só para isso! Não importa muito como ele surgiu, invente qualquer história para justificar a existência dele, não importa. O importante é deixar claro que ele existe e está aqui só para querer o teu mal e que vai viver e trabalhar como louco apenas para que você realmente entre pelo cano (mas o certo é dizer aqui que ele quer que você se foda mesmo). Feito isso a oposição foi criada com sucesso!

5)    Alinhado com este ser construído no parágrafo anterior, construa todas as desgraças que sobrevirão a todos aqueles que estiverem fazendo a vontade deste maligno. Pense o que o ser humano menos deseja e diga que existe também todo este lado horrível, degradante. Pode ser um INFERNO DE FOGO, pode ser um ARMAGEDOM, pode ser A MORTE ETERNA SEM RESSURREIÇÃO, pode ser um PURGATÓRIO DE SOFRIMENTO ETERNO, pode ser um UMBRAL, pode ser qualquer coisa, mas desde que seja realmente algo MUITO RUIM E TOTALMENTE INDESEJÁVEL, INSUPORTÁVEL! Ah, como já dito é muito importante conectar todo este tormento, desgraça, punição ao ser maligno do item anterior, pois estas duas peças trabalharão juntas. Feito isso, o medo estará construído e instalado com sucesso!

6)    Agora o outro ponto importante é enaltecer a importância de se alinhar com aquele Deus supremo do parágrafo 1, ao mesmo tempo em que se deixe bem evidente a incapacidade do fiel de estar à altura dele e de todos os benefícios que este Ser supremo e amoroso oferece. Desta forma, você constrói a estrutura da culpa, de modo que ela estará sempre presente no fiel, e como nunca poderá ser totalmente sanada, o fiel estará sempre em débito com aquele Ser supremo, e por mais que se esforce, nunca, jamais estará à altura do que lhe é dado ou concedido. Feito isso a culpa foi plantada com sucesso!

7)    Tudo isso feito, agora você vai precisar constituir um ponto humano que será a ponte terrestre de comunicação daquele Deus supremo com os homens. Tem que conseguir também, de alguma forma, dar muita credibilidade a esta ponte terrena. Pode ser através da presença de um Ungido (Messias ou Cristo) tais como Jesus, Maomé, Buda ou outro qualquer que serve como a representação na Terra daquele Deus supremo. Ou ainda poderá se valer de algumas das palavras que estão naquele livro complexo e antigo descrito no item 2. Pode lançar mão de algumas profecias e fazer alguns cálculos com elas (isso sempre funciona muito bem) e demonstrar que descobriu algo maravilhoso, que ninguém antes tinha sido capaz de perceber. Poderá validar este ser humano também através de feitos mágicos que este é capaz de fazer, como curas, milagres, visões, capacidade de interpretação também serve. Mas não importa a forma, o importante é que você consega dar credibilidade a esta estrutura terrena, seja ela uma organização ou apenas uma única pessoa. Feito isso, a autoridade foi construída com sucesso!

NOTA: perceba que este ponto é de vital importância em todo o processo, pois será a partir do momento que se confere autoridade a esta pessoa ou a esta organização e que TUDO O QUE ESTA PESSOA OU ORGANIZAÇÃO DISSER SERÁ COMPREENDIDO PELOS FIÉIS COMO VINDO DIRETAMENTE DO DEUS SUPREMO!

Este passo é a chave para disseminar que ESTE SERÁ O CANAL ÚNICO DE COMUNICAÇÃO DO DEUS SUPREMO COM OS HUMANOS e que apenas este canal será capaz de COMPREENDER AQUELE MANUAL COMPLEXO E ANTIGO. Apenas esta organização ou pessoa será capaz então de DIZER O QUE É CERTO OU O QUE É ERRADO!

Pronto! O trabalho estará agora completo e perfeito. A partir deste momento, com tudo FUNDAMENTADO, tudo o que este canal de comunicação disser será recedido pelos fiéis como vindo diretamente do DEUS SUPREMO!

Ninguém questionará mais nada, simplesmente obedecerão. Não importa o que seja dito ou pedido, pode ser uma barbaridade, TUDO SERÁ FIELMENTE ACEITO, FEITO E CUMPRIDO! (E ai de quem não cumprir, todos aquelas desgraças do parágrafo 6 virão sobre este! rsrsrs)

8)    E caso uma pessoa faça o que não deveria ser feito, É MUITO IMPORTANTE DESMERECER, MENOSPREZAR E TIRAR TODO O CRÉDITO DESTA PESSOA QUE AGIU DIFERENTEMENTE! Esta pessoa deverá ser tratada praticamente como lixo. Afinal, ela rompeu com o lado bom da história e esta desagradando ao Deus supremo. Se construir corretamente este ponto, poderá depois:

  1. Ter a liberdade de ser cruel publicamente com aquele que não estiver seguindo a linha que você deseja, sem que ninguém julgue mal a organização ou a pessoa que é o representante na Terra do Deus supremo, afinal esta é “a vontade de Deus”;
  2. Criar medo no resto dos fiéis, de modo que estes NUNCA vão querer ser humilhados como aquele outro que foi escorraçado e humilhado perante todos;
  3. Fazer com nada que venha deste que “se desviou” tenha valor, afinal, ele debandou para o outro lado, o lado “do mal”, tudo o que ele fala e faz agora não presta e é ruim;

Feito isso a punição foi instalada com sucesso!

9) Ah, há mais um ultimo ponto muito importante também: depois de ter criado todos estes itens, você agora precisa proteger esta estrutura, blindar seus fiéis para que nada disso seja abalado em suas mentes. Para isso, basta pregar que qualquer desejo diferente deste é proveniente do maligno. Diga que se a fé deles ficar abalada, não serão dignos do que lhes é prometido e principalmente não permita que estes se associem ou sequer conversem com pessoas que saíram desta organização. Estes deverão ser tratados como traidores do Deus supremo e agora parceiros do Maligno. Assim, nenhum fiel conseguirá ter tratos ou ter qualquer conversa com qualquer um destes que sairam, que enxergaram a estrutura, pois se tiverem terão seu sentimento de culpa  AUMENTANDO AINDA MAIS.

10) Com tudo isso BEM FUNDAMENTADO a estrutura mental foi instalada com sucesso e agora, você já pode manobrar amplamente sua massa de fiéis da maneira como bem entender, afinal:

  1. Tem medo e desejam manter uma relação com aquele Deus supremo do item 1;
  2. Aceitam o livro complexo e antigo como sendo escrito pelo Deus supremo, conforme o item 2;
  3. Desejam aquela recompensa maravilhosa prometida do item 3;
  4. Morrem de medo daquele que não gosta do Deus supremo e que só vive para querer o mal deles, conforme o item 4;
  5. Estão com medo também das punições descritas no item 5;
  6. Sentem culpa permanentemente, não se sentem a altura de tudo o que lhes é dado e, com isso, farão tudo para aliviar essa culpa, conforme o item 6;
  7. Por conferirem autoridade e reconhecerem aquele canal humano/terreno como representante do Deus supremo, considerarão tudo o que ele disser como vindo do próprio Deus, conforme dito no item 7;
  8. Tem medo da humilhação e das punições que virão caso não façam o que lhes é pedido, conforme dito no parágrafo 8;
  9. Estão blindados para que sua crença não seja abalada por qualquer um que disser qualquer coisa contrária a isso, conforme descrito no item 9.

Está completa a estrutura da lavagem cerebral e ESTANDO ELA MUITO BEM FUNDAMENTADO você já poderá usufruir desta estrutura e sinta-se a vontade para manobrar como quiser seu povo.

Pode pedir e dizer QUALQUER COISA, que estes fiéis aceitarão e farão imediatamente. Não importa o que você peça ou diga. Pode ser algo totalmente ilógico, desamoroso, absurdo, esdrúxulo, pode ser uma barbaridade, pode ser qualquer coisa, não importa, TUDO SOARÁ COMO UMA ORDEM DIRETA, UM DESEJO DO CRIADOR!

Basta agora continuar intensificando todos os pontos acima listados para que essa estrutura fique cada vez mais forte e incrustrada no coração dos fiéis. Deixe o polo do bem ficará cada vez mais amoroso e o do mal, cada vez mais perverso. Intensifique o prêmio e piore a punição. Deixe esta briga do bem e do mal bem acirrada, tal qual um escritor de novela das 8 e não só terá muita audiência, mas como dará aos seus fiéis o sentimento de QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA! Não poupe os que estão fora da estrutura, humilhe-os, desmereça-os, principalmente os que sairam, estes devem ser tratados como lixo mesmo, conforme já dito. Quanto mais fizer isso, mais estará blindando a estrutura mental do seu povo.

Por fim, use palavras bonitas dizendo que o fim deste mundo ruim está próximo e que estes precisam se manter apartado deste mundo ruim, perverso, dominado pelo maligno, enquanto exalte que seu povo anda pelo caminho da verdade e da justiça.

Depois de ter esta estrutura mental fundamentada e de ter uma grande quantidade de pessoas, você será capaz de fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Veja alguns exemplos:

  1. Peça para os pais apedrejarem seus filhos ou esta ou aquela mulher que desobedeceu, e eles farão sem pestanejar;
  2. Incite seus fiéis a lutarem por uma terra, a irem à guerra, e eles irão inflamados e aguerridos;
  3. Você também poderá incitar seus fiéis contra qualquer outro povo, que eles também lutarão contra esse povo firmemente;
  4. Pode fazer com que torturem pessoas de qualquer forma, arranquem-lhes as tripas ou qualquer outra coisa, e seus fiéis farão como se estivessem prestando um serviço sagrado a Deus;
  5. Poderá mandar queimar pessoas na fogueira, dizendo que são pessoas do outro lado, do mal, e eles matarão, orgulhosos do que estão fazendo;
  6. Se dizer que esta ou aquela raça é amaldiçoada e que a sua é superior conseguirá destruir e dizimar toda uma raça, prendendo estes em campos de concentração e os queimando em fornos e da mesma forma sentirão que estão prestando um serviço sagrado ao SENHOR;
  7. Ou então fale que o ocidente é do MAL, que os Estados Unidos são a própria representação do ocidente e precisam receber uma lição, e eles derrubarão enormes prédios e morrerão sem pestanejar;
  8. Entorte as palavras daquele livro antigo e oriente o povo a doar todas as suas coisas para a igreja, para que o Senhor os abençoe com muito mais, para ter prosperidade, saúde e dinheiro, e eles então doarão todas as suas coisas, crentes de que estão prestando um serviço sagrado ao Senhor;
  9. Mencione que quem é da Umbanda, Candomblé ou do Espiritismo estão do lado do mal e que são expressões do maligno, e que todos que fazem isso ou que se associam a estes estão sendo influenciados e servindo ao maligno, e todos respeitarão, concordarão e hostilizarão tais pessoas;
  10. Você poderá dizer que ninguém mais pode tomar qualquer vacina, pois se esta vem do sangue e o sangue é sagrado, não poderão se vacinar, e todo mundo deixará de tomar vacinas e morrerá feliz da vida, achando que está servindo a Deus;
  11. Imponha que ninguém deve tomar sangue, ingerir, doar ou receber transfusões, pois ele é sagrado, e pronto, as pessoas morrerão felizes por agradarem ao Criador;
  12. Proíba comemorações de aniversário, Natal, Dia dos Pais ou das Mães ou qualquer outra festa “pagã” (mesmo que essas festas sejam uma babaquice), e pronto, eles não farão nada disso e julgarão quem destas participa como alinhados àquele maligno;
  13. Ameace dizendo que quem um dia seguiu tais ensinamentos e agora abandonou alinhou-se ao maligno, e não se deve mais falar come ele, nem cumprimentar tal pessoa, mesmo que estes sejam seus filhos, seus pais, parentes, amigos, e não haverá problema, todos aceitarão e seguirão da mesma forma, felizes como que fazendo algo ao Criador de todas as coisas.
  14. E assim por diante…

Agora a estrutura de autoridade, aquele ponto de comunicação terrena do Deus supremo com os humanos, poderá usar e abusar daquele livro antigo, entortando vírgulas, inserindo pontos, interpretando do jeito que desejar qualquer assunto. Pode ir contra a ciência, contra o que história mostra, contra o senso comum, que não tem problema. Mas além disso, poderá também ser cruel à vontade, que todos o seguirão, pois entenderão que tudo o que ele disser estará vindo de Deus!

Afinal, tudo está FUNDAMENTADO NESSA ESTRUTURA APRESENTADA ACIMA e agora, dentro desta estrutura, tudo isso passa a ser a vontade do Senhor, do Criador Supremo, de Deus, de Jeová, de Alá, de Buda, de Maomé, de Jesus, ou de quem quer que esta organização ou pessoa que o representa queira!!!

ESTRUTURA TOTALMENTE FUNDAMENTADA agora é só manobrar seus fiéis como desejar. Todos viraram marionetes! Estes fiéis não pensão mais e OBEDECERÃO CEGAMENTE qualquer orientação que lhes for dada.

Nem tão pouco perceberão que estão sob uma estrutura FUNDAMENTALISTA, pois acreditarão sempre que estão prestando um serviço sagrado ao Deus supremo, e FARÃO TUDO ISSO SEM PENSAR, SEM PESTANEJAR, SEM TITUBEAR, passarão por cima de outros, de amigos, de pais, de filhos, de irmãos, de quem quer que seja, porque sua relação está agora alicerçada COM O DEUS SUPREMO, COM O CRIADOR e, sem mais pensar, viverão apenas de acordo COM A FORMA COM QUE O CANAL DE COMUNICAÇÃO PEDE (EXIGE)!

Acharão que OS OUTROS são fundamentalistas, mas eles não. Eles são agora o POVO DE DEUS e por isso se sentirão MELHORES DO QUE QUALQUER OUTRA PESSOA, mas ao mesmo tempo viverem sempre CHEIOS DE CULPA, culpa esta que será ainda mais agravada quando porventura não fizerem qualquer coisa que lhes seja pedido.

Tudo porque FUNDAMENTARAM suas crenças, sua postura, sua conduta em algumas palavras que estão escritas num livro confuso e antigo que uma pessoa ou uma organização disse que é assim que este livro deverá ser interpretado, sendo esta a vontade de Deus.

Esta é a minha opinião do que é fundamentalismo religioso: um conjunto de histórias, regras e leis que se estruturam de forma a construir uma estrutura mental fortíssima e escravizadora onde pessoas passam a agir como robos, hostilizando o próximo e abandonando suas faculdades mentais deixam de raciocinar e simplesmente seguem o que lhes é ordenado, mesmo que tais ordens sejam totalmente estúpidas, ignorantes e sem nenhum bom senso, mesmo assim elas soarão coerentes, pois isso é “a vontade de Deus”.

Prestes a terminar este texto, deixo aqui agora para você, leitor, uma pergunta:

Como você está se sentindo frente a esse texto? Você está se sentindo mal? Esta sentindo algum tipo de culpa? Este texto te incomodou de alguma forma?

Se a sua resposta for sim, então sinto dizer, mas você faz parte hoje de uma religião fundamentalista!

Se a sua resposta for não, parabéns, você manteve suas faculdades mentais preservadas, conseguiu se livrar das várias religiões fundamentalistas que existem por aí e é guiado apenas pelo sentimento de amor ao próximo, da preservação da natureza e do nosso planeta para tomar suas decisões. E imagino que, diferentemente dos fundamentalistas, você procure a paz e não entra em guerra, nem tão pouco apedrejará algum dia seu filho, nem queimará pessoas na fogueira, não será preconceituoso contra uma nação ou raça, nem deixará de tomar vacinas ou de utilizar sangue se necessário, não doará todo seu dinheiro para uma organização a fim de ser mais próspero e tampouco deixará de falar com seus filhos ou pais apenas porque estes têm uma crença diferente.

Enfim, espero que tenha conseguido fazer você compreender melhor o que é o fundamentalismo religioso.

Abaixo, algumas atrocidades que o fundamentalismo religioso causa:

Pessoas sendo mortas por adultério no Afeganistão, ordem de Alá:

 

Pessoas deixando de falar com seus familiares, ordens de Jeová:

http://www.maltanet.com.br/noticias/noticia.php?id=5465

Ainda sobre a estupidez do que é feito contra Ex-Testemunhas de Jeová, um filme ganhou destaque na Dinamarcar, “To Verdener”, (http://www.imdb.com/title/tt1065318) traduzido por “Mundos a parte”, mostra claramente o fundamentalismo religioso das Testemunhas de Jeová e como estas tiveram suas faculdades mentais totalmente abaladas com condutas pobres e inapropriadas.

 

Pastores pedindo dinheiro, em nome de Deus:

 

E assim por diante…

Triste… tudo muito triste…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + quinze =