Minha TV Queimou: E agora?

Venho aqui agora contar uma história, verídica, que aconteceu comigo nesta semana.

Todos os fatos são 100% reais e fidedignos!

Domingo estava vendo TV quando de repente ela apagou por completo.

E agora, o que fazer?

O problema é que é uma TV de Plasma grande e não cabe no carro e ei já fiquei pensando: “Como vou levar isso pro conserto?”

Já percebi que teria que fazer um carreto para levar ela até o conserto e outro para retirá-la.

Bem, lá estava eu segunda-feira ligando para assistências técnicas em busca de uma solução.

Ai, descobri que algumas assistências técnicas buscam a TV, consertam e a trazem de volta.

Mas será que deveria confiar minha TV a uma assistência técnica que nem conheço?

Pegava o endereço delas, entrava no Google Street View para olhar a cara do estabelecimento e confesso que não me animava.

Até que liguei para uma assistência que disse que arrumava a TV em casa.

Aceitei

Puxa! Que boa notícia, excelente, afinal os técnicos viriam aqui e consertariam a TV aqui mesmo!

Passei direitinho o modelo da minha TV, bem como a descrição do problema e agendei então a visita do técnico para o outro dia.

No entanto, na segunda-feira ainda uma pessoa da assistência técnica me ligou:

– Alô. O Sr. Marcelo por favor!?

– Sou eu mesmo

– Olá seu Marcelo, aqui é da Assistência Técnica e gostaria apenas de confirmar a visita de amanhã.

– Sim, sim, está confirmado.

– Gostaria então de repassar com o Sr. o modelo da sua TV e o problema que o Sr. diz que está tendo….

– Isso mesmo, está correto, a TV é esta mesma e o problema é este mesmo (ela não ligava e ficava com o led vermelho piscando)

– Entendo. Então, gostaria de saber se eu já posso estar levando (ela falou isso mesmo, “estar levando”… rsrsrs) as placas para troca.

– Como assim? Mas você nem viu ainda a TV?

– Sim, eu sei, mas é que pelas características que o Sr. descreveu eu já sei qual é o problema.

– OK, ok. Tudo bem, você que sabe. Acho então que pode trazer as placas.

– Ok, vou pegar as placas na Samsung e já vou leva-las comigo mas preciso adiantar que este conserto sai por R$ 1.500,00

– Puxa! Você tá falando sério? R$ 1.500 !!!??? Bem…. mas e se o problema não for este?

– É que estamos acostumados e posso garantir que o problema é este mesmo, seu Marcelo. Então, o que faço?

– Bem, se você constatar que estas placas estão defeituosas e realmente precisar trocar, eu acho que eu não tenho saída, né? OK!

– Certo seu Marcelo, vou então pegar as placas e amanhã estaremos aí em seu apartamento.

– Ok, até logo.

– Até logo.

E assim terminou a segunda-feira.

Atrasaram um pouco na terça-feira, do horário combinado, mas chegaram, eram dois, a moça que me ligou e um rapaz.

A TV não estava ligada na tomada e eles nem a ligaram. Já a tiraram do suporte e a colocaram no chão com a frente para baixo.

Eu perguntei então:

– Ué, mas vocês não vão nem ligar a TV para ver o defeito?

– Não precisa não seu Marcelo, pode ficar tranquilo,  são as placas que já dissemos para o Sr. mesmo, pode ficar tranquilo.

Desparafusaram todos os parafusos e ai vi como a TV é por dentro, veja:

Estão vendo esta placa verde aqui do lado esquerdo, a maior? Então, desconectaram os cabos, soltaram os parafusos e trocaram esta placa.

E estão vendo a outra placa verde ali do lado direito?

Então, fizeram o mesmo com esta placa e também com estas outras 2 compridas que se conectam a ela.

Na verdade tiraram e trocaram 4 placas

Eu peguei as placas na mão, analisei-as e disse:

– Nossa, estas placas parecem estar perfeitas, sem defeito!!! Não tem nenhum circuito queimado, não tem nenhum componente queimado. Estas placas parecem estar boas!

– Não seu Marcelo, o Sr. não vai ver o defeito da placa. Ele é interno. O defeito não fica visível assim.

– Bem, pelo que eu saiba quando uma placa queima a gente vê. Ou a trilha do circuito está queimada ou então algum componente. Aqui parece estar tudo em ordem, nem trilhas queimadas, nem componentes queimados e nem queimado ela está cheirando.

– (rindo) imagina Sr. Marcelo, não é assim não. O Sr. vai ver como vai funcionar.

– Mas precisa trocar todas estas placasa mesmo? E se o problema for numa só?

– É que quando este problema acontece a gente já troca logo as duas porque a outra vai dar o mesmo problema, elas funcionam em conjunto.

Ai eu já comecei a perceber com quem eu estava falando.

Malaaaannndroooossss…..

Bem, comecei a pensar com meus botões, vamos ver se vai funcionar mesmo. Se funcionar é porque as placas estavam mesmo com defeitos. Ai vou pedir para substituírem uma e depois outra e ver se as duas estão queimadas ou se só uma estará queimada. Vamos ver, mas acho que estas placas estão boas. Bem, se estiverem boas, o defeito vai continuar. Assim sendo, não tenho com que me preocupar… vamos ver.

Terminaram a troca das placas, colocaram a TV de pé e ligaram (pela primeira vez)

E o defeito estava lá, igualzinho antes, e eu disse:

– Opa, ai está! O defeito é este, agora vocês estão vendo o defeito pela primeira vez. É este defeito mesmo. É… não funcionou trocar as placas. Eu disse que as minhas placas estavam boas.

Eles se entre olharam com aquela cara de bunda e olhar de: “E agora, o que a gente fala? O que a gente faz?”

Duas caras de bobos na minha frente!

Eles voltaram com a TV no chão e ficou aquele silêncio gigantesco, perturbador, constrangedor.

Percebi que eles não entendiam nada vezes nada de TV, não entendiam PORRA NENHUMA!

Bem, o cara olhou para a moça e meio sem saber o que fazer pegou um meeter da bolsa e olhando para a TV escolheu alguns pontos para colocar o meeter. Estava na cara que ele não entendia porra nenhuma. Rodou aquela rodinha, tac, tac, tac, tac… e lá estava ele medindo sei lá o que. Nem ele sabia o que estava medindo, era só uma cena para poder dizer o que disse na sequencia:

– É seu Marcelo, o problema é mais sério do que imaginávamos. Vamos ter que levar a TV para a assistência técnica.

Nesta hora eu pensei: E agora, o que eu digo? Os caras são dois picaretas. Eles não vão levar a minha TV! Mas se eu disser isso, eles vão ser brutos e estragar o que está bom… pensa Marcelo, pensa…. e eu disse:

– Ok, acho que não vai ter jeito mesmo. Tá bom! Mas vocês podem por favor voltar com as minhas placas, afinal, já sabemos que o problema não está nelas, certo?

– Sim, sim, lógico, vamos voltar com suas placas. É realmente o problema não está nelas.

E eles começam a trocar novamente as placas

– Então, eu acho que pelo sintoma o problema deve estar aqui nesta placa da fonte.

Ai eu disse:

– Ta com cara de problema de falha de alimentação do circuito, não acha?

– Não sei não seu Marcelo, agora qualquer coisa que eu disser será imaturo da minha parte. Temos mesmo que coloca-la lá na bancada da Assistência Técnica e submetê-la  a testes.

Ele estava tentando falar difícil e sendo, pela primeira vez, um pouco mais sensato.

Nesta hora eu comecei a olhar mais de perto a placa da fonte…. olhando, olhando….

– ACHEI! Achei o defeito! Olha, aqui está ele! É este componente que queimou! Parece um capacitor!

Estão vendo aqui um capacitor pretinho? Estourado? Do lado deste azulzinho, e as marcas de queimado na placa?

O cara olhou para o ponto da placa que eu apontei e disse:

– Nossa! Não é que seu Marcelo tem razão! Achou o defeito! É isso mesmo! O seu Marcelo é melhor técnico do que nós!

Pensei: Ah vá, sério? Não me diga!?

Mas não sei se ele estava ironizado ou tentando ser gentil e aliviar um pouco a vergonha toda que estava passando. O fato é que ele estava muito mal naquele momento, não tinha dado uma dentro até então.

Ai eu disse:

– Bem, mediante isso acho que não vai mais precisar levar a TV para a assistência técnica, certo? Vocês podem trazer e trocar esta placa aqui mesmo, correto?

– Sim, lógico! Agora não precisamos mais leva-la. Podemos trazer a placa e trocar.

– Ótimo! Quando vocês podem trazer? Pode ser amanhã?

– Pode sim, pode sim. Já pegamos esta placa hoje e a trazemos amanhã.

– Perfeito! Nem precisam fechar a TV, podem deixá-la assim mesmo, assim fica mais fácil para fazer o conserto amanhã.

– Ah, ótimo então! Bem, então está ok, voltamos amanhã.

– OK! Por favor, só me ligue para me dizer direitinho quanto vai sair esta placa, ok?

– Ok, pode deixar.

E foram embora

Bem, o que acham que eu fiz?

Desconectei os cabos desta placa da fonte, soltei os parafusos e fui para a Internet pesquisar quem vendia aquela placa.

Cai em algumas lojas da Santa Ifigênia e já sabendo mais ou menos onde ir, fui para lá.

Chegando lá, já logo achei uma loja que tinha a mesma placa, original, zero bala ao custo = R$ 350,00

Mas pensei: Vou tentar achar este componente e ver se consigo consertar esta, primeiro. Se não funcionar, volto e compro a placa, paciência.

Andei mais um pouquinho e entrei numa loja e perguntei se ele tinha o componente queimado.

Ele cutucou e tirou a proteção do transistor para tentar ler o modelo  e disse que eu tinha que trocar vários componentes, todos estes que estavam pretos, os capacitores, varistores e o transistor e que ele poderia fazer isso pra mim.

Olhei bem e achei que não precisava. Achei que os pretos ali eram apenas sujeiras do capacitor que queimou. Agradeci e fui embora.

Achei uma loja que tinha o componente queimado:

– Ah, que bom que vocês tem. Quanto sai este componente?

– R$ 1,00

– Puxa, que bom. Pode me dar 1 então.

– AH, se eu fosse o Sr. já trocaria os dois, porque este outro aqui pode estar avariado também

– Tá bom, tá bom, vou esbanjar e fazer este “super gasto”, pode me dar dois então. Quanto devo?

– R$ 2,00

rsrsrsrs (é verdade!!!)

Ai sai de lá e pensei: Que lindo, vai ser super fácil trocar estes dois componentes. Tenho ferro de solda e solda em casa e eles estão super facinhos de serem trocados. LINDO!

Mas pensei também: Puxa, estou aqui na Santa Ifigênia, cheio de lojas que fazem isso. Deixa eu ver quanto me cobrariam para trocar o componente.

Entrei numa loja e perguntei quanto o cara me cobraria pra trocar o componente, resposta: R$ 5,00. Tá bom, pode fazer o serviço!

E sai de lá já com os dois varistores trocados.

Vejam que bonitinho que ficaram, são estes dois azulzinhos ai

Paguei o estacionamento, R$ 11,00 e fui embora.

No caminho liguei para o técnico.

– Oi, é o Marcelo de hoje de manhã, então, já viu o preço da placa?

– Estou aqui agora mesmo seu Marcelo. Então, com a troca desta placa, este conserto vai sair por R$ 950,00.

– Puxa! Mas não tá muito caro?

– Não está não seu Marcelo, o preço é esse mesmo.

– Mas vocês iam me cobrar R$ 1.500 para trocar duas placas e agora vão cobrar R$ 950,00 para trocar apenas uma?

– Então seu Marcelo, é que esta placa é muito cara. Estou vendo aqui no distribuidor e ela está saindo R$ 600,00. O resto são das visitas e da mão de obra.

– Mas não tem jeito de consertar a placa que está lá? Não podemos apenas trocar o componente?

– Não seu Marcelo, não dá. Quando queima estraga tudo. Pode confiar, aquela placa está condenada.

– Sei, sei… ok. Deixa eu pensar um pouquinho? Eu volto com você, eu te ligo, ok?

– Tudo bem seu Marcelo. Vê direitinho ai o que o Sr. quer fazer e volta comigo.

– Ok, obrigado, até logo

– Até logo

Chegando em casa a noite coloquei a placa no lugar e liguei a TV

Tcham…

Tcham…

Tcham…

Tchaaaaam…

BINGO!

FUNCIONOU DE PRIMEIRA!

PERFEITO!

Muita alegria!
🙂

Fechei a TV colocando todos os parafusos e a coloquei no lugar.

Acabou! Tudo resolvido! TV consertada!

Valor do conserto:

R$ 1,00 do componente queimado

R$ 1,00 do componente que não estava queimado mas que foi trocado por segurança (embora que talvez nem precisasse trocar este)

R$ 5,00 da solda (eu mesmo poderia ter feito)

R$ 11,00 do estacionamento

R$ 7,00 de gasolina (mais ou menos)

TOTAL – R$ 25,00 !!!

Saber que eu escapei de ser enganado e que EU MESMO resolvi o problema: NÃO TEM PREÇO!

FIM

AH! Desculpe, tem mais um último acontecimento!

Na quarta-feira liguei para eles:

– Alô, aqui é o Marcelo, da TV de Plasma, tudo bem?

– Oi seu Marcelo, tudo bem sim. E ai, pensou direitinho? Vamos fazer o serviço?

– Então, pensei sim e não vou fazer não, me desculpe.

– Ah! Tudo bem, sem problemas!

– Mas não quer saber porque?

– Ah, sim, pode falar.

– Eu mesmo consertei. Fui na Santa Ifigênia e comprei o capacitor que me custou R$ 1,00! O problema era aquele mesmo, como eu havia apontado para vocês!

Silêncio do outro lado…. (acho que ela pensou, o que eu vou falar agora?) …. silêncio….

– Tudo bem então seu Marcelo, tudo bem.

– Bem, era isso. Queria apenas comunicar vocês.

– Ta bom então, tá bom então.

– Ok, até logo

– Até logo

Desliguei e disse:

CHUPA SEUS TÉCNICOS DE MERDA!!!

(agora é de verdade, acabou mesmo)

FIM

Moral da  História:

1) Consertar TV hoje em dia é MUIIIITO FÁCIL! Qualquer um conserta! Basta abrir a TV com cuidado, olhar com carinho as placas, detectar onde está o problema, retirar a placa com problema e se não quiser arrumar a placa, procure e troque-a na Santa Ifigência.

2) Cuidado com as assistências técnicas e desse pessoal que conserta TV, elas não vivem de querer concertar de fato, vivem de querer extorquir você. Apoiados na nossa ignorância sobre o assunto, eles mentem, enganam e agem desta forma que agiram comigo. Não quero generalizar mas, pelo que senti, a maioria deles são deste jeito, infelizmente.

Conversando depois com um deles, ouvi:

– É, não tem jeito, neste ramo só tem ladrão mesmo (palavras ditas por um que concerta TV). Eu mesmo faço isso algumas vezes. Mas não tem jeito, só assim para sobreviver.

É mole?
:-\

Então, MUITO CUIDADO!

16 pensou em “Minha TV Queimou: E agora?

  1. Caciolos

    Falou tudo Marcelo , aconteceu quase o mesmo comigo , eu tenho uma tv lcd de 32″ polegadas que começou a desligar sozinha , levei em uma assistência técnica perto de casa e o cara me cobrou R$ 360,00 para consertar , disse que era os capacitadores que estavam fracos , achei um roubo e não paguei o conserto , pesquisando na net achei a placa fonte completa por R$ 110,00 , mas detalhe a tv ainda continua ligando , vou levar a placa na Santa Ifigênia,se valer a pena o conserto eu pagao, se não vou comprar uma fonte nova . Abraços .

  2. cassio

    A minha tv queimo e modeloph39e53sg será que é a placa da fonte tem conserto ou devo troca e aonde conserta e vende essa placa

  3. Renata

    Marcelo. Vc tem alguma loja na santa Efigênia para indicar, não conheço por lá e estou com o mesmo problema, porém como não entendo mto gostaria de uma indicação.
    Obrigada.

  4. Cassio

    Então “Sr Marcelo”, diz aí qual o endereço das lojas na Santa, quero levar uma placa p consertar também.

    A minha é LCD, não parou de hora como a sua, mas ficava perdendo a config dos canais ate que não ligou mais. A assistência condenou a placa principal.

  5. Marcelo Autor do post

    Procure as lojas que estão dentro dos prédios nos números 295 e 308. É ali que estão as melhores soluções.

  6. Marcelo Autor do post

    Procure as lojas que estão dentro dos prédios nos números 295 e 308. É ali que estão as melhores soluções.

  7. Marcelo Autor do post

    Procure as lojas que estão dentro dos prédios nos números 295 e 308. É ali que estão as melhores soluções.

  8. Marcelo Autor do post

    Procure as lojas que estão dentro dos prédios nos números 295 e 308. É ali que estão as melhores soluções.

  9. Wellington

    Infelizmente não dei a mesma sorte, a assitencia tecnica da LG me furtou 3 placas e vou ficar num prejuizo d quase mil reais pra comprar todas, liguei pra LG e eles simplesmente disseram que confiam na sua assitencia e q o problema deve ter sido fora de la, realmente revoltante, se eu fosse vocês corria da LG e de assistencias tecnicas que não conhecem, sao tudo um bando d safados!

  10. Inaldo Barros Junior

    Concordo em termo gênero e grau… Contudo e de se observar que o técnico não é bom. Lembrando que condenar algo queimado sem saber e crime pois se diz técnico em eletrônica que no caso e trocador de peças. No meu caso em minha assistência técnica os preços são fixos exemplo TV em modo geral tem um custo de R$180,00 pode ser o que for até mesmo se for algo bobo é claro que existe um bom senso. E se falando de peça é por conta do cliente na minha assistência técnica não somos trocadores de peça e sim técnicos especializados. Para justificar este valor fixo eu tenho custos como funcionários, aluguel, telefone e etc. Nunca vedemos peças e sim indicamos lugares para compra e graças a deus estamos no mercado a mais de 20 anos aqui em Recife-Pe com a casa cheia de equipamentos e que por muitas vezes deixamos de receber, pois também temos programação para conserto e entrega.

  11. carlos

    pena que estou no Rio e não sei onde seria a rua equivalente aqui, quando eu era pequeno vivia frequentando essas ruas com meu pai no centro, mas ele já está no céu…Vou ver encontro….e abrir minha tv samsung pifada também….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 1 =