The FunTheory

O Marketing Viral é sem dúvida uma das estratégias mais eficientes de marketing mas, para funcionar ele precisa ter uma boa dose de emoção e surpreender.

Nesta linha, temos hoje um excelente exemplo de Marketing Viral desenvolvido pela Volkswagen em conjunto com a agência de publicidade DDB de Estocolmo, na Suécia.

Juntas elas criaram o conceito que se baseia na idéia de que a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor é tornar a ação divertida de se fazer, conceito este que chamaram de The fun theory (teoria da diversão).

Começaram criando ações divertidas que ajudem as pessoas a ter comportamentos positivos em relação a exercícios físicos, lixo reciclável e meio ambiente.

Com isto em mente, criaram três ações muito interessantes, filmaram a interação e a reação das pessoas e as publicaram no YouTube.

Uma delas foi implantada numa estação de Metrô, onde transformaram uma das escadas num Piano. Imagine que você está descendo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seu passos. Isto aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%, fazendo as pessoas se exercitarem optando pela escada ao invés da escada rolante.

Outra, foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a jogarem o lixo, no lixo. Depois de um curto período a cesta de lixo “mais profunda do mundo” acumulou 41 Kg a mais do que a cesta mais próxima, que estava a apenas alguns metros de distância.

Outra idéia foi a de criar um joguinho divertido que funciona ao se colocar embalagens recicláveis num coletor de embalagens recicláveis. Durante o período em que este coletor de embalagens recicláveis funcionou, houve em média a interação de 100 pessoas por manhã, enquanto que outro coletor próximo, sem o joguinho, teve em média apenas 2 visitas por manhã.

Juntas estas 3 ações já tinha ultrapassado 5 milhões de visualizações no final de outubro de 2009.

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